O poder (oculto) da ciência

18:22:00

A propósito de um documentário que vi,relacionado com o a pesquisa levada a cabo pelo CERN, disponível na Netfix particle fever apercebi-me de um poder oculto da ciência.
A verdade é que a ciência tem um papel muito importante na sociedade atual, tal como todo o conhecimento, uma vez que é a informação que move todo o nosso mundo.
Neste documentário vi o que vi na manifestação que ocorreu em Kiev de 2014 a 2015, vi homens e mulheres que puseram em segundo plano a sua religião, a sua etnicidade, sexo e qualquer ideologia com um objetico comum, neste caso, fazer história no mundo da ciência.
O que achei realmente fantástico foi este afastamento de todas as coisas que tornavam esta equipa diferente, eram cerca de 4mil pessoas a trabalhar para um objetivo comum. Esta equipa não pôs de parte das diferenças de cada um, mas antes não deixou que fossem fator que se pusesse no meio deles e do seu trabalho. Não puseram as diferenças de parte com o objetivo de lhes tirar a individualidade mas sim porque estavam a trabalhar para um objetivo maior do que o egocentrismo da individualidade.
Há uma frase que se destaca na minha memória quando me lembro do documentário que dizia algo assim "é impressionante como o que o que nos torna humanos são as coisas menos humanas" e esta é a verdade, são as coisas que menos entendemos (eletrões, protões, higgs boson, etc.) que nos permitiram estar aqui e agora.
Sou cristã praticante. Não tenho palas que me impedem de entender ciência e ela fascina-me sempre de  formas inexplicáveis. Não acho que a religião e a ciência sejam inconciliáveis. Concordo que são as coisas menos humanas que nos fazem humanos.



You Might Also Like

0 comentários