Ukraine's fight for freedom

17:31:00

Vi, talvez na semana passada ou na anterior a essa, um documentário que me tocou em diversas formas: primeiro porque tratava-se do meu país de origem e segundo porque as imagens alí apresentadas são a representação da verdade e do que realmente aconteceu.

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom é um documentário da Netflix que trata a onda de manifestações no Euromaidan (em Kiev) que durou cerca de 90 dias.
Vi cair barreiras de sexos, religião e qualquer ideologia por um bem comum maior que transcendia o indivíduo - o patriotismo.
Na nossa cultura ocidental o patriotismo tem uma conotação deveras negativa (devido a ditadores ao longo da nossa história europeia como Hitler, Mussolini etc.). Mas, o patriotismo que vibrava no olhar, não só dos que estavam em Kiev mas também dos que acompanhavam as notícias passo a passo, era o de um povo que sofreu para conseguir a independência nacional e que sofria para, não só a manter, mas também para dar um novo rumo à história do seu país e um futuro mais próspero às gerações seguintes.
Sendo a Ucrânia um país onde a religião é praticada com grande vivência, os representantes das várias religiões que atuam no país experienciaram, em primeira mão, o que os protestantes ali presentes encaravam diariamente trazendo-lhes fé, esperança (nos momentos mais difíceis) tal como bens alimentares e ajuda médica.
A empatia que senti com quem estava na linha de combate foi algo que me superou: seres humanos a matar seres humanos (o que nós sabemos fazer melhor que ninguém); filhos a perderem os pais que sacrificaram a sua vida para um futuro melhor e pais a perderem os filhos para que estes tenham a oportunidade de, um dia, viverem num país onde a corrupção é apenas um mito e não uma realidade diária.


You Might Also Like

0 comentários