O respeito e a tolerância

06:36:00

Muitos acham que o respeito e a tolerância andam de mãos dadas.

Às vezes ouvimos aquelas conversas no café em que há um velhote (não sendo a idade desculpa) que manda um comentário malicioso sobre a homossexualidade ou qualquer outro tema polémico e depois termina com a grandiosa desculpa final "eu tolero mas (...) ".
Pois bem meu querido senhor, não temos que tolerar nada!
Quando alguém leva um estilo de vida diferente do meu, quando tem crenças ou opiniões diferentes das minhas a minha atitude é de respeito. Respeito é mais do que tolerância, é aceitar a diferença e crescer com isso. Crescer com o que é diferente é fantástico: por vezes é melhor fazermos silêncio e escutarmos o que alguém, entendido no que diz, está prestes a dizer e, assim, aprendemos algo novo ou ganhamos uma perspetiva diferente sobre algum assunto.
É que, quando alguém me diz que estou a fazer alguma coisa de forma pouco usual, não vou a correr mudar o que quer seja que for - os comentários (quando maliciosos) não nos vão fazer querer mudar absolutamente nada.
Como disse, a atitude a tomar é a de respeito: respeito para com o outro e respeito para connosco. Respeitar porque ninguém nos pediu a nossa gratuita opinião, respeitar porque queremos também ser respeitados e respeitar, principalmente, porque é respeito que devemos a todos os seres do mundo.



You Might Also Like

0 comentários