Porquê Vegan?

12:16:00

É usual perguntarem-me porque é que sou vegan ou porque é que não como carne. Não me incomoda minimamente mas às vezes fico sem saber o que responder. 


Acho que quando me perguntam o porquê de não comer carne as pessoas estão à procura de uma resposta que os convensa a não fazê-lo também, mas não é esse o meu  principal objetivo.
Todas as coisas às quais temos acesso passam por um processo até poderem chegar a nós, especialmente a nossa refeição! Por mais desapegados que queiramos ser do mundo e do que nos rodeia não podemos ignorar que a nossa refeição foi uma vez um ser vivo que sente dor, amor, fome, sede, carinho, medo...
A nossa sociedade criou um estigma: os cães e gatos são para termos em casa, os porcos e as vacas são para comer.
Mas quem nos deu o direito de criar esta linha entre o que se come e o que se tem em casa? Porque sentimos esta necessidade de brincar a Deus? Porque é que, com tantos médicos a provarem que uma dieta vegan consegue reverter doenças como diabetes, cancro e doenças cardiovasculares preferimos ignorar? São perguntas como estas e outras que me levaram a questionar os meus hábitos e os meus valores e me levaram a pesquisar sobre o vegetrianismo e o veganismo.

Ser vegan é causar o mínimo possível de dano para com os animis, para com os humanos, para com o planeta. Não há nada perfeito, por exemplo: fui a um casamento no início deste mês e procurei ao máximo evitar produtos animais, no segundo dia o que havia era peixe e carne (e arroz doce!!!) então tive a escolha de comer peixe - só como peixe em ocasiões raras e extremas como esta mas também não vou chorar para a casa de banho porque não consigo ser perfeita! Não sou mais nem menos vegan por isso, não sou melhor ou pior pessoa por isso nem está no direito de ninguém julgar quem quer que seja pelo que comem ou deixam de comer. Podia perfeitamente não vos contar que comi peixe no início do mês mas prefiro mostrar-vos que não há nada perfeito e que não há nada de errado com isso,

Não ando aí de mamas à mostra a gritar "meat is murder" mas também não julgo quem o faça! Para mim é mais útil mostrar que ser vegan é fácil diáriamente e no sítio onde vivo e que é realmente uma mais valia para o bem estar físico e mental. Lead by the example!







You Might Also Like

0 comentários