Conselhos para escolher um curso e entrar na faculdade

09:39:00


Há exatamente um ano atrás estava eu muito indecisa sobre o curso que queria tirar na faculdade. Não prosseguir estudos nunca foi uma opção, mas sei que para alguns é. Se assim for este post não te vai ajudar!

O meu  maior conselho é não segui o cliché "find your passion".

Mas porque não?
Por mais inspiradora e motivadora que a frase pode parecer ela presume que todos estamos aborrecidos e precisamos de encontrar algo que nos tire da cama todos os dias. Até hoje não sei, em específico, qual é o meu sonho e acredito que muitos adolescentes prestes a entrar na universidade também não o sabem - ou achamos ter muitos sonhos ou não conseguimos pensar em um.
No fundo esta frase tão inspiradora presume que todos nascemos com uma missão, mas isso pode não ser a verdade, todos nascemos com uma personalidade e é isso que devemos ter em conta quando escolhemos um curso superior.

O que devo fazer então?
Vou responder a esta pergunta com uma quote do Cal Newport "pick something you have a interest in, and then go full-bore and try to get as good as you possibly can at it".
O objetivo da faculdade é dar ferramentas para construirmos o nosso fruto por isso, quando forem escolher o curso tenham em mente as ferramentas que vos vão ser dadas e se o que podem fazer com elas vos agrada. Escolham um curto que o conteúdo vos interesse, não têm de saber tudo sobre o assunto que o curso trata, é para isso que o vão fazer é para aprender sobre um certo tema!

A minha experiência.
Como disse no início, há um ano atrás tinha imensos cursos em mente era engenharia disto, engenharia daquilo mas todos esses cursos eram de engenharia. Sabia que era engenharia que queria porque a engenharia pega em conceitos teóricos e tenda dar-lhes uma aplicação prática e útil.
Escolhi Engenharia de Materiais por ser uma área específica mas ao mesmo tempo muito abrangente e que tratava um problema que me interessava "qual o melhor material para fazer isto?" também porque as propriedades e o estudo das propriedades de materiais pareceu-me muito interessante e útil.

You Might Also Like

0 comentários